Odontogeriatria – atendimento domiciliar

24/09/2015

A especialista em periodontia e odontogeriatria, Viviane Rabelo conta sobre Atendimento Odontológico Domiciliar

 

Não é todo mundo que se adapta ao format tradicional de atendimento odontológico, com hora marcada, várias vezes no mês e tendo que se deslocar até o consultório. Sensível aos problemas enfrentados por esses pacientes,  alguns profissionais decidiram investir em formas alternativas de atendimento, levando o consultório dentário à casa ou local

onde o paciente se encontra. A especialista em periodontia e odontogeriatria, Viviane Rabelo, responsável pelo

Atendimento Odontológico Domiciliar (Home Care) do Instituto Renaissance conversa com o Vida Boa sobre esse tipo de atendimento diferenciado.

 

Mais Bahia: Como surgiu o atendimento domiciliar?

 

Viviane Rabelo: A odontologia domiciliar teve seu início com o atendimento de idosos e pessoas com necessidades

especiais. Hoje atinge uma grande variedade de pacientes desde executivos a acamados.

 

MB: Quem é o público-alvo deste tipo de tratamento?

 

VR: No Instituto Renaissance nós oferecemos um serviço de atendimento domiciliar para os pacientes com necessidades

especiais que, por dificuldade de locomoção, permanentes ou temporárias, estejam impossibilitados de se transportarem ao consultório odontológico. Este serviço também é direcionado para executivos e demais pessoas que não possuem

disponibilidade para se deslocarem. É possível realizer diversos tipos de tratamentos dentários no conforto de casa

ou do escritório.

 

MB: Quais os tipos de tratamentos dentais que podem ser realizados no atendimento domiciliar?

 

VR: No Home Care podem ser realizados procedimentos preventivos, restaurações, extrações dentárias, tratamento de canal, periodontia, próteses dentárias, radiografias, odontopediatria, clareamento dentário, entre outros. Entretanto, o que mais realizamos são procedimentos preventivos. O tratamento domiciliar tem como uma de suas bases a redução de danos e a melhoria na qualidade de vida do paciente. Todo planejamento é elaborado se pensando nisso.

 

MB: Como é feito o atendimento? Os equipamentos também são portáteis?

VR: Os aparelhos odontológicos utilizados são adaptados a esse tipo de atendimento e transportados até o local onde o paciente se encontra, permitindo realizar diversos procedimentos odontológicos, tais como restauração, exodontia, periodontia e ajuste de próteses, sempre mantendo os padrões de segurança e higiene. O Home Care oferece conforto, praticidade e humanização.

 

MB: A senhora disse que um dos públicos-alvo é justamente os pacientes da terceira idade. Existe alguma recomendação especial nestes casos?

 

VR: Bem, para a manutenção da saúde desses pacientes, é vital um acompanhamento rigoroso de sua saúde bucal para evitar o desencadeamento de novos problemas resultantes da ausência de dentes ou da falta de cuidados com a boca. Nosso foco de tratamento é na parte preventiva, através de orientações personalizadas para os cuidadores, pessoas responsáveis e parentes, visando sempre melhor cuidar da saúde do idoso.

 

Onde encontrar

Instituto Renaissance

End: Av. Magalhães Neto, nº 1541, Centro Médico Hospital da

Bahia, sl. 4006A – Pituba

T: 2109-2435

www.renaissance.odo.br