O QUE É ORTODONTIA?
A ortodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo diagnóstico, pela prevenção e pelo tratamento dos problemas relacionados ao mau posicionamento e relacionamento dos dentes (má-oclusão) e das estruturas da face (ossos e tecidos moles).
QUAL A ORIGEM DOS PROBLEMAS ORTODÔNTICOS?
A maloclusão pode ter origem hereditária ou adquirida. As causas adquiridas podem ser geradas pela sucção de chupeta e/ou dedos por tempo prolongado, por problemas respiratórios, cáries dentais, perda de dentes, traumatismo e outros mais.
Somente um especialista está apto a realizar um correto diagnóstico, planejamento e tratamento minucioso e específico para cada paciente, pois o que à primeira vista parece ser um caso simples pode, se mal planejado e conduzido, tornar-se uma questão de extrema dificuldade de resolução.
QUAL A IMPORTÂNCIA EM BUSCAR UM CORRETO ALINHAMENTO DOS DENTES?
Dentes mal posicionados dificultam a higienização, favorecem a inflamação gengival, o aparecimento de cáries, o acúmulo de cálculo e o desenvolvimento de parafunções.
A ortodontia proporciona o correto alinhamento e nivelamento das arcadas dentárias, visando a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares, levando a um equilíbrio facial adequado e uma melhora considerável na mastigação e estética do sorriso.
QUAIS AS POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO?
Pensando em atendê-lo da melhor maneira possível, nossa clínica possui múltiplas possibilidades terapêuticas dentro da ortodontia fixa (braquetes metálicos, estéticos, autoligados) e ortodontia removível (aparelhos removíveis).
Contamos com um sistema inovador para casos específicos (Sistema Invisaling) que, por meio de uma tecnologia totalmente importada dos EUA, proporciona um tratamento ortodôntico utilizando moldeiras transparentes removíveis, dispensando assim, o uso da aparelhagem fixa.
No adulto, quando as bases ósseas se encontram desarmônicas e discrepantes entre si e com a face, indica-se a cirurgia ortognática associada ao tratamento ortodôntico (tratamento ortocirúrgico).
QUANDO PROCURAR UM ESPECIALISTA EM ORTODONTIA?
O exame precoce de uma criança permite que um especialista em ortodontia avalie e detecte algum problema ortodôntico, planejando, se necessário, um tratamento. Caso contrário, ele orientará os pais para retornarem em outro momento para reavaliação ou até mesmo para iniciar o tratamento ortodôntico. Esse exame pode ser feito a partir dos quatro anos de idade, quando a dentição de leite já está completa.
A busca pela transformação do sorriso, a fim de torna-lo mais harmônico e equilibrado, é uma realidade na odontologia contemporânea, que já oferece ao paciente, possibilidades de mudança de forma, textura, cor e posição, contribuindo na melhora da autoestima e da sensação de bem estar do paciente.
O implante dental é um pino de metal (normalmente de titânio) que substitui as raízes dos dentes perdidos. Uma vez o implante instalado no tecido ósseo, este servirá de apoio para a prótese (dentes substitutos) que devem ser semelhantes aos dentes naturais do paciente, tanto em estética, quanto em função.
A Ortodontia é a especialidade da Odontologia responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas relacionados ao mau posicionamento e relacionamento dos dentes (maloclusão) e das estruturas da face (ossos e tecidos moles).
A odontologia domiciliar teve seu início com o atendimento de idosos e pessoas com necessidades especiais. Hoje atinge uma grande variedade de pacientes desde executivos a acamados.